Mapas mentais
Mapas mentais, antes de tudo, são ferramentas de organização de pensamento, e têm muitas e variadas de aplicações pessoais e profissionais. Pela sua didática, vamos transcrever aqui a introdução disponível no site www.mapasmentais.com.br e na apostila de introdução também acessível no site.
Aplicação para todos: planejamento pessoal
Qualquer pessoa que tenha família, emprego e outras atividades acaba tendo várias coisas para fazer, e eventualmente pode se esquecer de alguma. Um mapa mental pode ser usado para registrar essas coisas de maneira organizada.
Aplicações para o professor
Preparação de conteúdo dado
É típico na escola que o professor tenha que seguir um conteúdo previamente estabelecido, interna ou externamente e o qual ele enriquece ou não. Esse conteúdo nem sempre está em uma forma apropriada; pode estar em formato muito textual, e como nossa mente opera muito mais facilmente com imagens organizadas, deve ser convertido para uma forma de compreensão do professor e também adequado ao seus conhecimentos.
Uma vantagem extra de usar mapas mentais é podermos segmentar o que estamos considerando em cada momento, mas preservando as relações com o todo.
Os mapas mentais podem apoiá-lo tanto para o registro e organização do conteúdo quanto para a integração das várias fontes. Isso pode ser feito de várias maneiras:
- Ler as obras, fazendo um mapa mental de cada uma e depois os integrando.
- Fazer um mapa mental inicial do que você sabe e depois ler cada fonte, selecionando o que é
relevante e inserindo no mapa mental.
- Fazer o mapa mental da obra principal e depois o enriquecer a partir das outras fontes.
- Combinação dessas alternativas.
Planejamento de disciplina
Se você tem métodos já estabelecidos de apresentação de conteúdo, de avaliação, de motivação de alunos, talvez os mapas mentais não seja tão úteis no aspecto planejamento de disciplina. Mas se você tem a intenção de aperfeiçoar o que faz, mesmo que em um ponto ou outro de cada vez, e se você gosta de variar, de desc
O Plano de Curso é uma visão estática da disciplina, que deve ser convertida em plano de unidade, de aula ou cronograma, conforme a estrutura de planejamento que você adote. Obter e incorporar novas possibilidades ao seu trabalho, então os mapas mentais vão lhe apoiar sobremaneira em seus propósitos.
Se você é daqueles capazes de mudar o planejamento de última hora em função de alguma idéia brilhante que você teve no banho, você vai adorar a ferramenta.
Apresentações
Um mapa mental pode ser usado para apresentar conteúdo para os alunos ou para uma platéia, por meio de recurso visual ou impresso. Neste caso, deve-se tomar certos cuidados, porque a apresentação pode ficar terrivelmente monótona caso o professor mostre o mapa mental e fique discursando sobre ele.
Dependendo do grau de maturidade dos alunos, mostrar um mapa grande no início também pode ser desestimulante.
Uma boa estratégia é usar um mapa mental para dar um foco à atenção dos alunos. No início, mostra-se somente o tópico central e o primeiro nível de tópicos, os chamados principais. Cada vez que é apresentado algo novo, mostra-se o mapa e onde se situam os novos conhecimentos.
Estruturação de texto
Se você vai escrever uma apostila ou livro, o apoio de mapas mentais é insuperável. Você pode fechar todo o conteúdo, no nível de detalhe que quiser, antes de escrever o primeiro parágrafo.
Aplicações para os alunos
Estudo e revisão
Uma vez que o conteúdo esteja formatado em mapas mentais, o aluno pode rapidamente revisá-lo e reativas seu aprendizado. Se fizer isso de uma forma estruturada, seguindo métodos próprios e enriquecendo-os com sua experiência, melhor ainda será o rendimento.
A melhor parte
Para qualquer pessoa que use mapas mentais regularmente, o benefício de maior impacto, em minha opinião, não é organização ou produtividade, e sim a melhoria da estrutura do pensamento.
O convívio com os mapas mentais nos ensina a estrutura chamada de pensamento radiante, baseado em possibilidades, alternativas, múltiplos aspectos, níveis.
Mudar a forma de pensar nesse nível impacta significativamente a capacidade da pessoa, conduzindo-a a habilidades e modelos mentais mais ricos e com isso enriquecendo e aperfeiçoando suas escolhas.
Não coloquei modelos, ainda, para que possas pesquisar à respeito do tema aqui proposto. Podes começar pelo site www.mapasmentais.com.br.
Não coloquei modelos, ainda, para que possas pesquisar à respeito do tema aqui proposto. Podes começar pelo site www.mapasmentais.com.br.
REPRODUÇÃO DO TRABALHO DO do site www.mapasmentais.com.br - Virgílio Vasconcelos Vilela
Nenhum comentário:
Postar um comentário